Leiam, reflitam, sonhem, viajem e comentem... Os comentários são importantes para sabermos suas opiniões.

domingo, 22 de abril de 2012

MUSA



A verdade pode doer,
Mas não mais que a mentira
Quando o cinismo vem prover
E muito fazer sofrer
Não dando pra conter
O peso da falsidade
E da dupla idoneidade
De quem quer ser
Real de verdade
Aos olhos da musa
Que encanta multidão
Por sua aptidão,
Sua inteligência
E sua eficiência
Em preservar amigos
Espalhados em veios
Pelo mundo dos meios
Da comunicação atual
De forma sem igual
Como se faz parecer
E a mim, convencer
De que poderá ser
Minha inspiração...

                 Alexandre Taissum


.

4 comentários:

  1. Bela homenagem!Glaucio Elias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Glaucio Elias!
      Sabe que eu nem sei se foi uma homenagem? Mas a intenção maior foi um pedido de permissão. Vai que ela não aceita depois que eu estiver inspirado...
      Valeu pelo comentário, amigo! Um abração em você.

      Excluir
  2. Alex, a gente percebe uma grande angústia sentida pelo poeta e ao mesmo tempo uma admiração tamanha pela musa inspiradora. E quando finaliza o poema já podemos sentir um pouco de esperança e suavidade nas expressões. Eu gostaria de deixar uma contribuição através do filósofo, Soren Kierkegaard, em que a vida é marcada por grandes angústias. Trago também sua obra filosófica, "O Conceito de Angústia" para uma possível leitura.
    Talvez nada disso tenha passado pela mente do poeta, mas tenho certeza que a vida desse filósofo vai deixar você intrigado.

    Grande abraço!

    @sonasalim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Madrinha Sonia...
      Na história a angustia foi criada pelo medo de uma rejeição a partir da verdade do ser.
      Mentiras podem matar a fome, mas não alimentarão por completo, por isso a verdade tem que estar presente.
      No caso desse poema, o personagem busca musas para a sua inspiração, mas ele quer ser verdadeiro e não apenas um ícone.
      Acredito ter passado com clareza o que me veio à cabeça e eu descrevi aproveitando o tema.
      Obrigado por participar sempre que pode.
      Um beijão!

      Excluir