Leiam, reflitam, sonhem, viajem e comentem... Os comentários são importantes para sabermos suas opiniões.

segunda-feira, 26 de março de 2012

SALVANDO A PAZ


A PAZ é coisa do passado,
Só aparecia no fim das guerras
Quando tudo estava terminado
E o povo metido em trevas.

A PAZ só chegava atrasada
Quando tudo já havia começado,
Com a intolerância já avançada
E o ódio entre homens decretado.

Não se conhecia o poder da PAZ,
Por isso jamais a convocavam,
Ao acaso surgia inábil tenaz
E pouco surtia aos que lutavam.

Mas agora podemos com eficácia
Mudar a direção da história,
Não podemos ficar só na falácia
Se podemos guinar a trajetória.

E para todo o surgimento de atrito,
Bem antes devemos nos aconselhar,
Com quem pode regular certos arbítrios,
Em favor do que queremos buscar.

Por isso temos que trazer a tona
A velha PAZ que pouco pôde fazer,
Ignorada por povos de certas zonas
Que jamais conheceram o seu poder.

A PAZ sempre tem que ser absoluta,
Chegar antes de todos para intervir,
Evitar que alguém se entregue à luta
Pra matar ou morrer sem decidir.

Sem guerras, sem lutas e sem desavenças,
Com compreensão e muito amor evidente
Entre povos pacíficos e sem diferenças,
Esse é o mundo de PAZ que queremos pra gente.

                                                                   Alexandre Taissum


.

2 comentários:

  1. Alex, a vida da gente passa toda pela mente quando pensamos nesse assunto. E as perguntas que aparecem são essas: O que é a paz? Será que é momentânea? Eu tenho paz?
    Bom, acho que vivi no meio de guerras, conflitos pessoais e por isso procuro a solidão do próprio eu. Com as minhas guerras eu sei lidar, mas no isolamento. Eu só encontro a paz no pensamento.
    Há muito o que refletir...
    Abraços!
    @soniasalim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se eu me jogaria no silêncio para me esconder da reação. Não sei se me calaria quando poderia gritar ao vento. Não sei se suportaria assistir uma guerra interna sem reagir a altura e tentar cessá-la ou pelo menos, combatê-la a fim de que perdesse o ritmo do avanço. Certamente, me conhecendo como conheço, lutaria sempre pela vitória da minha realidade.
      Embora já tenha encontrado muitas guerras pelo meu caminho, sempre soube me livrar delas com o ensinamento que a PAZ me oferecia para cada situação.
      Bem, hoje aos 52 anos, estou aqui e muito bem, longe das guerras e livre de todos os traumas que porventura puderam me causar no passado.
      Como lema, posso dizer que me utilizei da "ação" e "reação", até que venci todas.
      Obrigado por comenta, Sonia. É sempre bom tê-la por aqui.
      Beijão!

      Excluir